Quem sou eu

Administrador, professor, escritor, pesquisador, líder, conselheiro... e padre.Padre Miguel Ângelo Fiorillo, ou somente Padre Miguel, é pároco há 27 anos da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem em Itabirito, a 54 Km da capital mineira.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quaresma 2011

 
Ao terminar os festejos carnavalescos 08/03/2011, a Igreja inicia o tempo quaresmal, isto é preparação para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
No período quaresmal, no Brasil celebra-se a Campanha da Fraternidade, discutindo o tema de importância social. Neste ano o convite para debater o tema fraternidade e vida no planeta. “A criação geme em dores de parto”

Qual é o tema e o lema da Campanha da Fraternidade deste ano?
A CF 2011 tem como tema fraternidade e vida no planeta, e como lema A criação geme em dores de parto!

Qual é o objetivo geral da CF 2011?

Contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.

Quais são os objetivos específicos da CF 2011?

São quatros: 1ª. Valorizar meios para a formação da consciência ambiental em ralação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas; 2ª. Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global; 3ª Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com contexto nacional e planetário; 4ª Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.

Quais são as estratégia a serem utilizadas para que os objetivos geral específicos e sejam alcançados?
São três as estratégias propostas pelos Bispos do Brasil: 1. Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes no aquecimento global; 2ª Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o ambiente; 3ª Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e a sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global (continua).

Nenhum comentário:

Postar um comentário