Quem sou eu

Administrador, professor, escritor, pesquisador, líder, conselheiro... e padre.Padre Miguel Ângelo Fiorillo, ou somente Padre Miguel, é pároco há 27 anos da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem em Itabirito, a 54 Km da capital mineira.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem: Celebrações Eucarísticas, 30/01/2011- 4ª Domingo do Tempo Comum.

HORÁRIOS DE MISSAS

07:00 horas - Igrejas de Santa Rita e Nossa Senhora de Fátima 
08:30 horas - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem 
15:30 horas - Capela do ISAP
19:00 horas - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa
Viagem


  

LITURGIA DA PALAVRA


 1ª  leitura- Sf 2, 3;3,12-13
 Salmo de Meditação- 145 
 2ª  leitura-  1 cor 1,26-31
 Evangelho- Mt 5,1-12a

REFLEXÃO


1ª “Conservam a palavra”
 As bem-aventuranças são a boa noticia que Jesus anuncia. O Reino de Deus está aí, quer dizer, Deus está reinando em nosso favor, vencendo nossos males, abrindo-nos as portas da felicidade. O gatinho já foi acionado; a bala pode não ter ainda chegado ao alvo, mas é certeira, chegará.

Nós vemos a situação negativa que nos oprime e deprime. Deus a vê também, mas coloca à nossa frente a palavra da promessa, garantindo um futuro novo, melhor, reconciliado.

Podemos bater um papo sobre este contraste entre nossa “realidade” e a “promessa” de Deus?

2ª “Dão fruto na perseverança”
Quantas vezes aparece a palavra “bem- aventurados”, que quer dizer “felizes” no Evangelho de Hoje? Por quê esta insistência?

De acordo com o texto, por que os pobres são proclamados felizes; porque os aflitos são ditos felizes; por que os mansos são chamados de felizes?

3ª “Intimidade e missão”
Cada um pede a Deus o que para ele (a) é mais importante. 

Cada um pede o presente que esta passagem do evangelho lhe quer dar. Hoje, este presente é aquilo que Jesus fala aos discípulos e às multidões: “Que eu entenda o mistério do Senhor que pensa o contrário de mim”. 

- Para que eu acolha a boa nova de Jesus, que é alegria para os tristes, solidariedades para os pobres e perdão para os pecadores, rezamos ao senhor.

- Para que a esperança no Reino seja mais forte que a presença dos males que atacam e diminuem a vida, rezemos ao Senhor.

- Para que o dom de Deus mobilize nossas energias para fazermos tudo o que está em nosso poder, rezemos Senhor.



DATA COMEMORATIVA: Assassinato de Gandhi (Índia,1948). Dia da Não-Violência e da Paz. Dia da Saudade. Dia nacional das Histórias em quadrinhos. Destruição nas missões guaranis de Guairá, Paraná, Brasil, por Antonio raposo Tavares (1629).


Nenhum comentário:

Postar um comentário