Quem sou eu

Administrador, professor, escritor, pesquisador, líder, conselheiro... e padre.Padre Miguel Ângelo Fiorillo, ou somente Padre Miguel, é pároco há 27 anos da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem em Itabirito, a 54 Km da capital mineira.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem: Celebrações Eucarísticas, Domingo 09/01/2011 - Batismo do Senhor.

HORÁRIOS DE MISSAS


07:00 horas - Igrejas de Santa Rita e Nossa Senhora de Fátima 
08:30 horas - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem 
11:00 horas - Igreja Nossa Senhora das Graças - Ribeirão do Eixo
15:30 horas - Capela do ISAP
19:00 horas - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem 
OBS: Neste Domingo durante a Celebração Eucarística das 8:30 horas acolheremos também as crianças para o Batismo.


            LITURGIA DA PALAVRA
  
 1ª  leitura- IS. 42,1-1.6-7.
 Salmo de Meditação- SL.28.
 2ª  leitura- AT. 10,34-38.
 Evangelho- MT.3,13-17.
    
              REFLEXÃO
            O Batismo de Jesus

"Jesus se faz batizar pelo batista.Entre fuga do mundo e luta armada,Jesus escolhe o caminho da solidariedade com os homens e as mulheres, em primeiro lugar com os pecadores. Também ele se imergindo-se no seu destino comi]um: torna-se "um" com eles, um deles. E não é por acaso que a existência toda de Jesus,com o seu desfecho na cruz, será expressa por Jesus e pela Igreja primitiva, através da símbolo de um "único batismo", um único,radical movimento de imersão na condição e das mulheres, que culminará no acontecimento da cruz.

      Em Mc 10,38-39, Jesus diz:" vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? Podem ser batizados com o batismo que eu vou ser batizado? Eles responderão:
“Podemos”.Jesus então lhe disse: Vocês vão beber o cálice que eu beber,e vão ser batizados com o batismo que eu vou ser batizado.”
   De mais a mais , ao acontecimento do batismo a tradição evangélica atribui uma importância particularíssima. De fato, esse gesto concreto, com o qual Jesus inaugura o seu ministério, é o primeiro testemunho em nosso poder da sua opção messiânica e, consequentemente, da sua própria autoconsciência da missão que lhe foi confiada  por Deus, que o impulsione a inaugurar um caminho novo. De um lado,desde o inicio,Jesus parece decididamente escolher o caminho do “Servo de Deus” do segundo Isaías: “ caminho da sociedade,levada ate o sacrifício de si, com todos os homens e mulheres e –diríamos hoje- com uma opção  preferencial pelos últimos. Do outro , os Evangelhos enquadram o acontecimento da batismo no contexto de uma taofania: os céus abertos,Deus que se compraz em Jesus,a consagração do Espírito... 
      A diferença entre várias tradições evangélicas deixa aberta uma dupla ,fundamentada,  linha de interpretação :
      - Jesus realiza a sua escolha em profunda adesão á vontade do pai (em coerência com aquilo que é o eixo condutor da sua experiência), levado e consagração, ao mesmo tempo, por aquela divina energia ( o divino Espírito ,o ruah) que os profetas já tinham experimentado e que era prometida em superabundante plenitude para os tempos messiânicos;       
      - O Batista reconheceu e aponte em Jesus ( a todos o povo, reunindo ás margem do Jordão e aos seus discípulos, muitos dos quais se tornarão seguidores de Jesus) o próprio enviado  de Deus.”

          
 DATA COMEMORATIVA - DIA DO ASTRONAUTA

Santo do dia: Pedro de Sebaste,  Maria Teresa de Jesus, Adriano de Cantuária,  Águenda Yi e Teresa Kim   (leigas). Eustrázio,  Filiano,  Marcelino de Ancona e Horato de Buzançais.  
  
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário